
Festival SESI de Cultura Popular reuniu arte, cultura local, educação e inclusão social
Com o tema “Do Frevo ao Forró, o SESI é um só”, o Serviço Social da Indústria de Pernambuco realizou a primeira edição do Festival SESI de Cultura Popular. O evento, realizado no dia 30 de agosto, aconteceu no Rooftop do Shopping Tacaruna e reuniu mais de 500 pessoas com o objetivo de valorizar a cultura e as tradições pernambucanas. A programação contou com diversas atrações, como exposições, oficinas populares para crianças e jovens, além de apresentações de dança e show gratuito do cantor Almir Rouche.
O público contou com espetáculos de música, dança e teatro, contação de histórias, oficinas populares de frevo, pular corda, amarelinha e bambolê, além de exposições de bonecos gigantes, performances com artistas populares e contemporâneos e sorteios. O evento também teve um viés social e arrecadou mais de 3 toneladas de donativos, destinadas para instituições que atendem grupos em situação de vulnerabilidade.
O festival foi o ponto culminante do projeto “Vivência de Cultura Popular do SESI”, que, ao longo dos últimos três meses, envolveu estudantes de seis escolas da Rede SESI na Região Metropolitana do Recife (RMR) em oficinas de frevo, maracatu e forró. A programação do evento contou com as apresentações resultantes dessas vivências e premiou os melhores grupos: o 1º lugar das categorias Maracatu e Forró, ficou com o SESI Ibura; já na categoria Frevo, o SESI Cabo conquistou o 1º lugar.
Superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo ressaltou que o festival era um grande sonho para a instituição e que começou levando cultura para dentro das salas de aula das escolas participantes. “Nós percebemos que poderíamos ultrapassar os muros da nossa escola e levar cultura pernambucana para toda a população. Por isso, agradecemos a todos os que estiveram envolvidos nesse projeto tão lindo”.