
SESI-PE sedia oficina de capacitação do Programa Rouanet Nordeste
O Ministério da Cultura realizou, no dia 20 de agosto, a oficina de capacitação do Programa Rouanet Nordeste, iniciativa que conta com investimento de R$ 40 milhões e tem como objetivo democratizar o acesso aos recursos da Lei Rouanet nos estados nordestinos, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. A ação é fruto de uma parceria entre o SESI Nacional e o MinC e marca um momento decisivo para a retomada das ações culturais do SESI em Pernambuco. O evento aconteceu na sede do SESI-PE, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
A oficina teve como foco capacitar agentes culturais, produtores e gestores para elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais, com acompanhamento técnico do MinC e do SESI. A ação faz parte de um cronograma com dez oficinas (presenciais e virtuais) voltadas à qualificação de proponentes iniciantes e experientes. O evento contou com a presença do coordenador de Análise e Aprovação de Projetos do MinC, Marcelo Kawano; do coordenador-geral de Desenvolvimento de Negócios do MinC, Rômulo Barbosa; e da coordenadora da Política Nacional de Cultura do SESI, Paula Bosso Schnor.
Superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo reforçou a importância de parcerias como essa para a qualificação do setor. “Ao lado do Ministério da Cultura, queremos abrir portas e criar oportunidades para que artistas, produtores e gestores culturais de Pernambuco e de toda a região possam acessar recursos, viabilizar ideias e transformar realidades por meio da arte. Além disso, este é um marco simbólico para a retomada de nossas ações culturais, que têm um papel fundamental no desenvolvimento humano e social por meio da educação”.