
Superintendente do SESI-PE acompanha equipe de robótica na Holanda e cumpre agendas institucionais
O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, e a superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, acompanharam os estudantes do SESI durante o “Premier Event European 2025”, uma competição internacional de robótica, que aconteceu na Holanda, entre 1º e 5 de julho. O time Unity Sunset, do SESI Escada, saiu vitorioso ao conquistar o prêmio oficial “Motivate Award”, que reconhece o engajamento da equipe em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Além de acompanhar a equipe, os executivos também cumpriram agendas institucionais no país europeu.
O prêmio conquistado pela Unity Sunset é um reconhecimento importante que celebra equipes que demonstram um forte compromisso com a divulgação da cultura FIRST e dos valores da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC) em suas comunidades. O prêmio destaca equipes que não apenas se sobressaem na robótica, mas também inspiram outras pessoas e demonstram o maior espírito de equipe, liderança, além de um forte envolvimento comunitário. O evento na Holanda contou com cerca de 100 equipes de robótica formadas por estudantes de países como França, Estados Unidos, Turquia e Alemanha. Além da premiação internacional, a Unity Sunset ficou em 1º lugar no ranking nacional entre todas as equipes da modalidade na temporada 2024/2025, “Into the Deep”.
Para reforçar o compromisso da FIEPE e do SESI-PE com a formação de jovens em tecnologia e inovação, além de estreitar laços comerciais e educacionais com a Holanda, Bruno Veloso e Claudia Cartaxo cumpriram agendas na Embaixada do Brasil em Haia, em uma escola pública e no Porto de Roterdã. Na embaixada, o presidente da FIEPE se reuniu com o diplomata Frederico Bauer para discutir temas relacionados à política e à economia dos Países Baixos. Entre os assuntos, estiveram em pauta as exportações de carne e frango, a importação de frutas, os custos de produção agrícola, além das relações comerciais com Pernambuco – que exporta, por exemplo, mandioca e manga produzidas no Vale do São Francisco.
Durante a passagem pela Holanda, Claudia Cartaxo também pôde conhecer aspectos do sistema educacional holandês, predominantemente público e de boa qualidade, mas que ainda enfrenta desafios na oferta de creches para a primeira infância.
Já no Porto de Roterdã, que é o maior da Europa, com mais de 3 mil clientes ativos e uma movimentação anual de 438 milhões de toneladas, o presidente foi recebido pela gerente de Negócios Internacionais, Raquel Van Den Boogaard. Durante a visita, conheceu os principais números do complexo portuário, que abriga cinco refinarias de petróleo, gera 192 mil empregos diretos e indiretos e movimenta de forma equilibrada cargas de exportação e importação, incluindo um diversificado mix de produtos, com destaque para o setor energético.