imagem sem descrição

Equipes do SESI-PE conquistam premiações durante Festival de Robótica

Três equipes do SESI-PE voltaram para casa com a bagagem mais pesada após quatro dias de competição durante o 7º Festival SESI de Educação, evento nacional realizado em Brasília, de 12 a 15 de março. As equipes  Space Tech (Paulista), Rev Atom (Ibura) e Unity Sunset (Escada) participaram da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC) e receberam quatro prêmios. Além delas, a Scuderia GRT (Goiana) participou pela F1 in Schools, a North Lions (Ibura) pela FIRST Robotics Competition (FRC) e a New Atom pela FIRST Lego League (FLL). O evento reuniu 270 equipes formadas por mais de 2.500 estudantes de 24 estados do Brasil.

 

A Unity Sunset levou o prêmio de “Aliança Finalista”, ao protagonizar uma final acirrada na disputa pela vaga no mundial na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC). A equipe também conquistou o 1º lugar do Prêmio “Pensamento Criativo”, que demonstra quem melhor apresentou aos juízes o processo de engenharia vivenciado durante toda a temporada.

 

Já a Space Tech levou o 2º lugar do Prêmio Inovação, premiação entregue à equipe em que a solução de design do robô foi a mais criativa e inovadora. A 2ª colocação do Prêmio Conexão ficou com a Rev Atom, que conseguiu levar, da melhor forma, o STEAM (acrônimo para os termos em inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e os valores da FIRST para a sua comunidade.

 

Na modalidade FTC, estudantes do 8º ano até o Ensino Médio constroem robôs de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, e podem ser codificados a partir de uma variedade de níveis de programação baseada em Java. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades como carregar blocos em uma arena.

 

“Participar da etapa nacional é extremamente  significativo e, a cada ano, vemos as nossas equipes conquistarem ainda mais espaço nas modalidades. Além da importância da competição para o futuro dos nossos estudantes quando se trata de mercado de trabalho ou de manter o interesse de jovens em ciência e tecnologia, o Festival de Robótica desperta neles sentimentos, valores e habilidades que também são fundamentais para a vida de cada um”, avalia a superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo.