imagem sem descrição

Abertura da temporada do Torneio SESI de Robótica reúne mais de 200 robotiquers na Casa da Indústria

Foi dada a largada para o período mais aquático do ano: a abertura da temporada do Torneio SESI de Robótica, que, este ano, traz a temática “Submerged” e tem o objetivo principal de ajudar pessoas que exploram o oceano. O evento, que contou com cerca de 25 equipes de todo o Estado de Pernambuco, aconteceu na tarde dessa sexta-feira (11), na Casa da Indústria, no Recife. A abertura contou com uma palestra sobre tecnologia submarina e um bate-papo sobre as regras da temporada, mas não sem antes iniciar com o tradicional high five, que é uma forma de dar as boas-vindas aos jovens competidores e, claro, com a famosa dança da galinha, para agitar os robotiquers.

 

A superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, e a diretora de Educação, Mirella Barreto, realizaram a abertura do evento dando detalhes sobre o Festival SESI de Robótica, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Geraldão, um equipamento de esporte e lazer símbolo do Recife. “Em breve, teremos o maior evento de Robótica do Nordeste, e quem fará esse evento são vocês, competidores”, afirmou Cartaxo.

 

Em seguida, os alunos ouviram os juízes-chefes da Robótica Gabriel Cabral e Wellington Maia sobre as regras da temporada, quais desafios eles terão que enfrentar e os cuidados que precisarão tomar para que tudo saia como planejado. “É importante que os estudantes procurem especialistas para explorar o tema da forma certa, para que não haja fuga ao tema e isso prejudique as equipes”, alertou o especialista em Educação Tecnológica do SESI-PE, Sérgio Falcão.

 

Os jovens ainda contaram com a palestra do mergulhador do Corpo de Bombeiros e piloto de ROV (remotely operated underwater vehicle) Elton Moura, que falou sobre “Mecatrônica de alta performance a serviço do mergulho”. O especialista esclareceu sobre as vantagens e uso de tecnologias submarinas, além dos principais sistemas utilizados e acessórios disponíveis nesses equipamentos. Tudo isso para que os competidores tenham uma ideia de como devem atuar e inspirá-los no Projeto de Inovação.