imagem sem descrição

SESI-PE lança o Festival SESI Memória Viva em homenagem aos patrimônios vivos

Com o propósito de reafirmar o compromisso com a cultura, o SESI Pernambuco lançou, no dia 30 de agosto, o Festival SESI Memória Viva, cujo objetivo é celebrar o Patrimônio Vivo de Pernambuco. A temática foi escolhida por unir diferentes gerações e grupos sociais, fortalecendo os laços comunitários através da cultura e resgata e valoriza as tradições genuínas de Pernambuco. O lançamento do projeto aconteceu na Casa da Indústria com transmissão online para todos os colaboradores do SESI-PE.

 

O evento foi iniciado com a declamação de um poema do escritor José Rommel com citação da poeta Amélia Prado e, em seguida, o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, na Zona da Mata pernambucana, realizou uma apresentação que animou todos os presentes. O grupo, com 104 anos de tradição, virou patrimônio vivo do estado em 2019.

 

Para que os colaboradores pudessem entender um pouco do mundo dos patrimônios vivos, a Assessora Técnica da Gerência de Patrimônio Imaterial da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Gama, falou sobre a Lei nº 18.579, que institui a Política Estadual de Patrimônio Vivo em Pernambuco, além de como funcionam os processos para a titularidade. Na sequência, o ilustrador e coordenador das ações culturais do Instituto AbraPalavra, Luciano Pontes, pontuou como funcionarão as oficinas com os estudantes, que aprenderão sobre os conceitos de figuras, e como a escrita criativa ajudará como ferramenta para projetos pessoais dos alunos.

 

Presidente da FIEPE, Bruno Veloso falou da satisfação por ver o SESI-PE incorporar essa nova missão ao voltar as atenções para um setor tão importante quanto a cultura. “Já cuidamos da educação e da saúde, agora, estamos agregando a cultura, que só vai engrandecer o nosso legado. Pernambuco é muito rico em cultura e tradições e para que a gente preserve isso, precisamos transmitir esse conhecimento para os nossos alunos”, afirmou.

 

Para a superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, o Festival SESI Memória Viva chega para ajudar na formação dos estudantes, engrandecendo o currículo escolar de cada um. “Esse projeto vem para fortalecer a identidade cultural de cada um deles e significa interagir com Patrimônios Vivos, reconhecidos por sua contribuição para a preservação da cultura local e promovendo a valorização e o respeito pelas nossas tradições”. Já a diretora de Educação, Mirella Barreto, destacou que o projeto resultará em um livreto com histórias recriadas pelos estudantes a partir do que eles conhecerão sobre os patrimônios vivos de Pernambuco. “Será um momento de criatividade e, no final, teremos um belíssimo fechamento, que será um material realizado pelos próprios alunos”.

 

MEMÓRIA VIVA - O projeto "Festival SESI Memória Viva" é um projeto que celebra o Patrimônio Vivo Pernambucano através de diversas atividades culturais, como performances artísticas, concurso de ilustração, evento formativo para colaboradores e oficinas de escrita criativa para a comunidade escolar, que resultarão na confecção de um livreto com contos independentes de diversos estudantes com narrativas que integrem elementos culturais pernambucanos.