imagem sem descrição

Dia de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente é tema de evento no SESI-PE

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos, podendo assumir várias formas e englobar vários fatores, especialmente o social, o financeiro e o cultural. Por isso, para alertar a população sobre os diversos tipos de violência que podem ocorrer, foi instituído, no dia 18 de maio, o Dia de enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente. Com o objetivo de informar e sensibilizar os alunos e as alunas do SESI-PE, foram realizadas diversas atividades sobre o tema.

 

“A violência sexual ocorre quando a criança é explorada para fins sexuais, em situações como: coerção, rapto, escravidão, turismo sexual, tráfico humano, exposição a conteúdos pornográficos, ato sexual não consensual, o que pode incluir toques inadequados ou penetração”, esclarece a psicóloga da Rede SESI de Educação, Beatriz de Farias. Ela destaca que a sociedade ainda enfrenta um grande tabu quando se fala sobre sexualidade e, por isso, é importantíssimo discutir sobre o tema, pois a falta de informação e o silêncio da sociedade colocam as crianças e adolescentes em risco.

 

Pensando nisso, o SESI Ibura realizou diversas atividades sobre o tema. A ação iniciou com perguntas para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes, como o que eles entendem por abuso e exploração sexual, quais são as formas de abuso sexual ou se conhecem algum caso. Em seguida, as professoras responsáveis pela ação apresentaram casos fictícios de abuso e exploração sexual para iniciar discussões sobre como identificar sinais de abuso em colegas e amigos e esclarecer dúvidas. A atividade foi finalizada com a criação de materiais de conscientização pelos alunos, com cartazes e post-its espalhados pela escola com sinais de alerta de abuso sexual, incentivo à denúncia através do Disque 100 e outros canais e mensagens de apoio às vítimas.