
SESI-PE e Comfem promovem o Conexão Rosa em celebração ao autocuidado feminino
O SESI Pernambuco, em parceria com o Comitê Feminino de Liderança Setorial da FIEPE, realizou, nesta sexta-feira (10), o Conexão Rosa, iniciativa para celebrar o Outubro Rosa e dedicada ao autocuidado, à saúde e à liderança feminina. O evento, que reuniu empresárias e líderes pernambucanas no Moinho Recife, contou com palestras, diálogos abertos e momentos de troca entre mulheres de diferentes áreas de atuação.
A abertura contou com a participação da superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, e da presidente do Comfem, Caroline Souto Maior. As gestoras destacaram a relevância de ações voltadas para o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho e o compromisso do SESI-PE e do Comfem em estimular a liderança feminina, promovendo espaços de aprendizado, troca e valorização da mulher em todas as esferas da vida profissional e pessoal.
“Ao reunir tantas líderes e empresárias inspiradoras aqui hoje no Conexão Rosa, nós queremos reforçar que cuidar da saúde é, também, um ato de liderança. O verdadeiro protagonismo só é possível quando cuidamos da gente, do nosso corpo, da nossa mente e das nossas emoções”, avaliou Claudia Cartaxo. "Estou extremamente feliz de estar aqui e ver tantas mulheres reunidas, com tanta representatividade. Esse é um mês em que a gente presta mais atenção para o autocuidado, e que a gente olha mais para nós mesmas. Ter essa pausa para ouvir mulheres que nos inspiram e nos ouvir também”, pontuou Caroline Souto Maior.
O Conexão Rosa trouxe um painel temático que abordou a Saúde e Liderança Feminina no Mundo Contemporâneo e trouxe três grandes talks. O primeiro foi “Longevidade Feminina: Saúde e Bem-Estar na Vida Contemporânea”, com a médica da dor Ana Karla Arraes, que destacou como a saúde impacta diretamente a produtividade e a qualidade de vida das líderes femininas.
Em seguida, Catharina Machado, conselheira, membro de Comitês de Governança e mentora falou sobre “Liderança Feminina no Século XXI: Desafios e Conquistas”, tema que trouxe a reflexão sobre o papel da mulher nas empresas e a importância da humildade, da escuta ativa e da sensibilidade como características femininas fortalecedoras da liderança. Por fim, a psicóloga Ceiça Monteiro apresentou o talk “Que Lugar Eu Ando Ocupando?”, enfatizando a necessidade de desconstrução e o privilégio de abrir caminhos inéditos para outras mulheres. O encontro também contou com uma roda de conversa promovendo um diálogo aberto e enriquecedor sobre saúde, carreira e propósito feminino.