Robótica de verdade

Robótica é no SESI-PE!

O SESI-PE revolucionou o aprendizado ao inserir a Robótica nas escolas em 2016. Considerada estratégica, a robótica traz inúmeros benefícios para os estudantes, como a melhoria no desenvolvimento cognitivo e do raciocínio lógico e o estímulo à criatividade e autonomia. Uma das áreas mais promissoras para as chamadas profissões do futuro, a Robótica está cada vez mais presente em nosso dia a dia e desperta o interesse por áreas como ciências exatas e engenharias, além de desenvolver soft skills, competências fundamentais atualmente. Além disso, geralmente, as atividades são realizadas em grupo, ou seja, o espírito de equipe entre os alunos é aguçado e, futuramente, vai impactar positivamente o profissional que esse jovem se tornará.

O foco do SESI-PE, no entanto, vai além da sala de aula, uma vez que os alunos são estimulados a participar de competições locais e nacionais. Entre elas, o Torneio de Robótica, uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática. A participação das escolas nessa competição demonstra o interesse em investir em ações de tecnologia e inovação por meio de atualizações da grade curricular, com foco na melhoria da qualidade de ensino da Rede SESI Educação de Pernambuco.

TORNEIO DE ROBÓTICA

A cada ano, jovens se juntam para competir nos torneios de robótica organizados pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As competições da FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools estimulam estudantes de 9 a 19 anos a usar temas diversos como engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, além de estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Na Robótica, o SESI-PE vem conquistando importantes resultados. Na etapa Regional do Torneio de 2022, por exemplo, duas equipes do SESI Pernambuco foram classificadas para a etapa Nacional do Torneio: as de Escada e de Araripina. Já na etapa internacional de 2022, o time de Escada conquistou o 2º lugar no Desafio das Alianças. Ainda na fase internacional, durante o Off-season, a equipe da unidade do Ibura conquistou o 1º lugar no Desafio das Alianças na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC). Ao todo, os estudantes da Rede SESI Educação de Pernambuco já se classificaram para 6 em etapas regionais do torneio, 6 nacionais e duas classificações para o festival internacional.

Contato
Ficou interessado? Entre em contato conosco!
O SESI usa cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. De acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

É necessário aceitar os termos