Novo Ensino Médio

O SESI É PIONEIRO NO NOVO ENSINO EM PERNAMBUCO

O SESI-PE é pioneiro em Pernambuco na implantação do Novo Ensino Médio, sendo a instituição a formar a primeira turma de alunos por esse novo modelo de ensino em 2022. O Novo Ensino Médio surgiu a partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. O novo modelo de ensino possibilita o tradicional certificado do Ensino Médio e a conclusão de uma formação técnica e profissional. O novo modelo expande as oportunidades para o jovem aproveitar as notas para o acesso ao ensino superior e também para ingressar no mercado de trabalho.

Entre as principais mudanças do Novo Ensino Médio estão o aumento de carga horária, que passou de 2.400 para 3 mil horas, das quais 1.800 são destinadas à formação geral básica, com os conhecimentos previstos na BNCC. O restante da jornada é destinado para os itinerários formativos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; além do itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP), que, no SESI-PE, é realizado em parceria com o SENAI-PE, oferecendo cursos técnicos em diversas áreas.

Um outro componente curricular do Novo Ensino Médio é o Projeto de Vida. Ao longo dos três anos, as escolas devem promover práticas e reflexões para que o estudante se descubra nas áreas pessoal, profissional e social. Em resumo, é uma parte do currículo que ajuda o jovem a alinhar os seus planos para o futuro com base nessas três dimensões.

PRIMEIRA TURMA DO NOVO ENSINO MÉDIO DE PERNAMBUCO É DO SESI-PE - Pioneiro na implantação do Novo Ensino Médio (NEM) em Pernambuco, o SESI-PE formou a primeira turma de alunos em 2022 na unidade do Cabo de Santo Agostinho. O projeto-piloto do novo formato de ensino foi implementado em 2020, três anos antes da exigência do Ministério da Educação (MEC), e proporcionou aos estudantes, além da conclusão do ensino básico, a formação profissional no curso técnico em Eletrotécnica.