imagem sem descrição

SESI-PE conquista premiação no Festival Nacional de Robótica

Depois de quatro dias de competição, durante a etapa nacional do Festival de Robótica, realizada de 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília, estudantes de Pernambuco voltam para casa com prêmios em mãos. As equipes Unity Sunset, do SESI Escada, e Space Tech, do SESI Paulista, foram destaque na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC). Ao todo, oito equipes pernambucanas, sendo sete do SESI-PE e uma de escola particular do Recife, participaram da fase nacional, que reuniu cerca de 260 equipes e mais de 2 mil estudantes de todo o País para competir em quatro modalidades: FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Lego League (FLL), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools.

 

A Unity Sunset, com sete alunos, levou o 2º lugar do “Prêmio Conexão”, entregue à equipe que conseguiu levar, da melhor forma, o STEM (acrônimo para os termos em inglês: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e os valores da competição para a sua comunidade. Já a Spacetech, que conta com sete integrantes, conquistou a 2ª colocação do “Prêmio Motivação”, ou seja, cumpriu a missão de levar a cultura da competição para as comunidades e a essência da FTC.

 

Nessa modalidade, estudantes do Ensino Médio constroem robôs de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades como carregar blocos em uma arena.

 

“Nesses quatro dias de competição, nossas equipes deram seu máximo, e estou muito orgulhosa do trabalho que realizaram durante o evento. Sabemos que, muito além dos robôs e da disputa em si, a robótica vai além de ganhar ou não, ensinando sobre espírito de equipe e de competidor, confiança, desempenho e, claro, elevando o conhecimento para a vida pessoal e profissional dos nossos alunos”, afirmou a superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo.