imagem sem descrição

SESI-PE realiza evento com especialistas em Atenção Primária à Saúde

A Diretoria de Saúde e Segurança (DSSI) do SESI-PE realizou, na tarde desta sexta-feira (24), o “Painel com Especialistas – APS”, com o objetivo de apresentar o escopo do projeto de Atenção Primária à Saúde (APS) na indústria, em desenvolvimento pela instituição, assim como o modelo lógico elaborado pela equipe técnico-científica, que conta com a parceria da Universidade de Pernambuco (UPE). Na ocasião, os especialistas puderam entender o projeto e realizaram análises críticas sobre o projeto, que tem previsão para sair do papel no próximo mês de abril. O evento ocorreu no SENAI Santo Amaro e contou com profissionais de saúde de diversas especialidades.

 

Analista de produto do SESI Pernambuco, Luciana Vaz explica que o projeto tem como principal objetivo promover um melhor nível de cuidado aos colaboradores das empresas. “Hoje, as doenças crônicas não-transmissíveis são um dos maiores motivos de adoecimento e de afastamento nas indústrias, e elas podem ser evitadas a partir da Atenção Primária à Saúde, por meio da qual é trabalhada a prevenção. Então, com esse projeto, levaremos essa atenção básica, esse trabalho de promoção à saúde para dentro das indústrias”, explica Luciana.

 

Ela esclarece que, quando esse tipo de ação é oferecida dentro da empresa em que se trabalha, fica mais fácil para o trabalhador ter esse autocuidado, melhorando a sua saúde e, consequentemente, a produtividade da empresa. “O trabalhador passa a ter esse olhar de mais cuidado consigo mesmo, mas, claro, apoiado pela equipe do SESI e com metodologias específicas”, pontua Luciana, explicando que essa intervenção dentro das indústrias contará com uma equipe multidisciplinar com profissionais de saúde como médicos, educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros.